Doenças da Gengiva e Periodontia

A Periodontia é a especialidade que cuida da saúde dos tecidos ao redor dos dentes, principalmente osso e gengiva. É a área da odontologia que se preocupa e estuda tudo o que envolve o cuidado e os hábitos diários de higienizar os dentes, próteses, implantes, saúde da gengiva, como escovar, quando escovar, dificuldade de escovar, com que tipo de escova, tipo de pasta dental, usar fio, fita dental, interdental, unitufo, se é necessário usar enxaguatórios.

Com isso, se busca uma gengiva sem sangramento, sem sensibilidade, sem áreas de raízes expostas, dentes amolecendo, ou seja, o cuidado dos dentes e da boca em si, tanto dentes naturais, como próteses e implantes, para evitar infecções e inflamações. Em toda consulta de revisão, se avalia a saúde da gengiva se tem sangramento, dor, sensibilidade, algum dente desconfortável, avaliando se tem lesões de cárie ou de perda de osso e retração de gengiva.

Gengivite

Gengivite é uma inflamação na gengiva, pode ter sangramento, aumento de volume e dificuldade para escovar. O ideal é ser avaliado por um periodontista, que realiza a consulta com exames, raspagem e remoção da causa da inflamação. Além disso, recebe orientações de cuidados de higiene e em poucos dias a gengiva volta ao normal.

Periodontite

É um estado mais avançado de doença na gengiva, persiste por algum tempo, pode apresentar sangramento e/ou pus e inchaço e tem perda de osso em volta do dente, interferindo no suporte e proteção do dente.

Tanto na gengivite como na periodontite, o tratamento envolve melhora nos cuidados de higiene bucal, remoção de tártaros e raspagem com ultrassom e instrumentos manuais e depois revisões periódicas conforme a necessidade e dificuldade de cada paciente.

No entanto, a maior procura hoje pelo periodontista é por situações de sensibilidade e retração de gengivas, tanto por escovação com força excessiva e inadequada, como excessos de consumo de alimentos ácidos. Nesses casos, cada paciente tem uma forma individual de ser tratado, tanto pelo comportamento do paciente como da lesão da gengiva, podendo ter como solução somente de orientação e ajustes de hábitos de higiene bucal em casos mais iniciais e a cirurgia de gengiva, nos mais avançados.

Infelizmente ainda hoje pacientes perdem dentes por doença na gengiva, com infecção, tem dor e/ou amolecem e impedem uma boa mastigação. Nessas situações mais severas da doença o nome correto seria doença periodontal ou periodontite. Em tratamentos mais complexos, é necessário um período maior e uma mudança de comportamento com a saúde da boca, inclusive cada vez mais se entende que Saúde geral do paciente está no contexto da boca, ou seja, doenças médicas, como doenças renais, metabólicas e a diabetes, ou  pacientes fumantes são  muito mais expostos aos fatores de risco da doença periodontal.

Assim podemos observar a doença em dois momentos: em um momento inicial, com tratamento mais fácil; e com o aumento da infecção, aprofundando e podendo envolver perde de osso em volta do dente, quando o tratamento e mais complexo.

E, sempre que realizamos um planejamento de qualquer tratamento bucal começamos pelos cuidados diários, gengiva e toda boca, porque eles serão a base pra sequência do tratamento e os primeiros indicadores de saúde, do sucesso do tratamento, indicando o comprometimento do paciente, de dentes naturais, de restaurações, de próteses extensas e/ou apoiadas em implantes.